Fauna e Flora da Praia da Figueira

Que Bonito-MS é conhecido por suas belezas naturais isso não é novidade, não é mesmo? Aqui na Praia da Figueira não seria diferente.

Podemos dizer que Bonito tem mais de um bioma: uma transição de Cerrado (vegetação mais rasteira) e Mata Atlântica (vegetação mais densa).

Agora fica fácil entender porque esse lugar é literalmente bonito por natureza!

Bonito é conhecido por ser um dos principais destinos ecoturísticos do Brasil, especialmente para mergulho e flutuação fluvial. A ótima infraestrutura da região associada à exuberante paisagem natural é atraente para quem curte fazer passeios junto à natureza e quer conhecer uma das paisagens mais belas do país.

Nesse contexto, os animais de Bonito são uma atração à parte. Separamos para você, uma lista dos principais animais da nossa região, que com certeza você vai ter a chance de conhecer quando viajar para Bonito.
 

O que você pode encontrar nas águas de Bonito 

Dourado: peixe de escamas e predador, é o mais famoso e de uma beleza inigualável para ser observado nas águas de Bonito.  

dourado.jpg

Piraputanga: espécie mais abundante em Bonito – na língua indígena significa peixe do rabo vermelho (Pirapiutã). Peixe de escamas, também predador.

piraputanga.jpg

Pacú: peixe de escamas, comum ser avistado no passeio de flutuação em Bonito. Possui uma coloração cinza-escura no dorso e amarelo-dourado no ventre, podendo variar de acordo com o ambiente.

Peixe Pacu - Piaractus Mesopotamicus

Piau: peixe de escamas, possuem uma coloração prateada, com três manchas pretas nas laterais do corpo e nadadeiras amareladas. 

piau.jpg

Curimbá ou Curimbatá: também é uma espécie abundante em Bonito e no Pantanal, conhecido como peixe faxineiro dos rios.

Mato Grosso: peixinho vermelho com pinta preta, é um dos mais lindos para ser observado nas flutuações nos rios de águas cristalinas de Bonito. 

Sucuris: também popularmente chamadas de Anacondas por estrangeiros, elas habitam os rios do Mato Grosso do Sul, mas são inofensivas. Todos os animais só atacam quando se sentem ameaçados. Vindo a Bonito você deve conhecer o Projeto Jibóia que vai ajudá-lo a não ter medo das serpentes, bem como, a não matar ou maltratar esses animais.

Lontra: um animal muito curioso, são mamíferos semiaquáticos, de porte médio, que possuem atividades diurnas e noturnas. Podem ficar submersas durante 8 minutos, se alimentam de peixes ou crustáceos, anfíbios, mamíferos e aves.

 

Animais para se observar no alto das árvores e trilhas

Macaco-Prego: vivem em grupos de 8 a 20, com hierarquias de dominação separadas entre machos e fêmeas. São curiosos e de hábitos diurnos.

Bugio: também conhecidos por guariba, barbado ou macaco-uivador, estão entre os maiores primatas neotropicais, com comprimento de 30 a 75 centímetros;

Tucano-de-papo-branco: costuma fazer ninhos nos tocos das árvores. Observando o tucano ao vivo e bem próximo, parece que ele é de brinquedo, pela beleza e coloração do seu bico.

Araras: o Brasil é o campeão por ter representantes de todos os gêneros e o maior número de espécies de Araras, num total de 13 espécies. Em Bonito e no Pantanal, você poderá ver a Arara Vermelha, a Canindé e a famosa Arara Azul. 

Papagaios: pertencente à mesma ordem das araras, vive cerca de 100 anos, consegue imitar a fala dos humanos e de outros bichos, o que o torna um animal muito curioso. 

Corujas: são aves tímidas e discretas. Com ouvidos bastante aguçados, olhos grandes e fixos. Possuem hábitos noturnos, atacando outros pássaros, gafanhotos, grilos, ratos ou camundongos. Quando percebe o perigo, é capaz de girar a cabeça a 180º e esticar o pescoço para cima. 

Curicaca: uma espécie de ave grande de coloração clara e asas largas. Durante o vôo exibe grande mancha branca sobre o lado superior da asa, e o lado inferior é inteiramente negro. Bico longo, curvo, pernas altas. 

Garça: conhecida como garça-branca-grande, costuma ser encontrada em todo o Pantanal. Vive em grupos de vários animais à beira de rios, lagos e banhados. Alimenta-se de peixes, lagartos, anfíbios e insetos.

Siriema: uma das poucas aves que possuem pestanas, pode atingir uma altura média de 70 a 90 cm de comprimento e pesar 1,4kg. Este animal é também adorado pelo homem em razão de sua alimentação, ingerem vermes, roedores, insetos e pequenos répteis, incluindo lagartos e cobras.

 

Árvores e plantas de Bonito

Figueira Centenária: nossa gigante e amada Figueira Centenária, é o nome que se dá à nossa praia, possui mais de 1.000m², proporcionando uma sombra incrível em nosso redário, além de atrair diversos animais e deixar a paisagem ainda mais deslumbrante.

Aroeira: é uma árvore quase mítica. Não pela imponência de seu porte, mas pela dureza da madeira, que carrega a fama de ser a mais resistente do Brasil.

Ipê Amarelo: árvore brasileira mais conhecida, a mais cultivada e, uma das mais belas, principalmente quando floresce.

Ipê Roxo: é o primeiro dos Ipês a florir no ano, inicia a floração em Junho, e pode durar até Agosto, conforme a árvore. 

Bacuri ou Acuri: uma das espécies de árvores mais abundantes nas matas do Pantanal e nas matas ciliares dos rios de Bonito, possui inúmeras utilidades, tanto para os animais nativos como para os humanos. Folhas, frutos, caules, sementes, tudo é utilizado para diversas finalidades. 

Flor da Guavira: arbusto silvestre que cresce nos campos e pastagens. O fruto, um dos mais característicos do nosso Cerrado, pode ser saboreado em sorvetes ou na cachaça. A fruta da guavira nasce no mês de Novembro quando há o Festival da Guavira aqui em Bonito.

Carandá: uma planta da família das arecáceas, nativa da região do Pantanal Matogrossense, lembra muito um coqueiro.
 

Bonito é um dos principais destinos ecoturísticos do Brasil 

Viu só quantos animais diferentes e vegetação você pode conhecer em um só lugar? Se tem vontade de conhecer um paraíso, rodeado de paisagens naturais, flutuações e mergulhos em rios com águas cristalinas, cachoeiras, grutas, cavernas e animais incríveis, venha para Bonito e passe alguns dias aqui com a gente.

A Praia da Figueira é um balneário de águas doces com uma lagoa de 60.000m², com direito a quiosques na água, restaurante, areia na orla, parque aquático com piscina e escorrega, passeios de caiaque, pedalinho, tirolesa, flutuação no Rio Formoso e muita diversão para você e toda a sua família! 

Bonito tem praia, a Praia da Figueira! Vem viver essa experiência!